Casos de gripe disparam nos EUA; vacinação ainda é recomendada

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

Os Estados Unidos experimentam um aumento acentuado nos casos de gripe, com mais de 25% dos testes realizados revelando resultados positivos, segundo dados recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A variante K do vírus da gripe, que surgiu no verão, é a principal responsável por esse aumento, levando a taxas de hospitalização que são três vezes maiores do que as registradas no mesmo período do ano passado.

As autoridades de saúde destacam que a variante K difere substancialmente do vírus utilizado na vacina deste ano, o que contribui para sua rápida disseminação. Embora a vacina não seja uma correspondência perfeita para essa nova variante, dados iniciais sugerem que ela ainda oferece proteção significativa contra hospitalizações, especialmente em crianças. Em dezembro, menos da metade da população americana havia recebido a vacinação deste ano, o que preocupa especialistas, dado o aumento da doença.

Os especialistas enfatizam que ainda há tempo para que aqueles que não se vacinaram procurem a imunização, uma vez que as farmácias continuam a disponibilizar a vacina. Com a temporada de gripe nos EUA ainda em andamento, as autoridades estão monitorando a situação de perto, uma vez que o pico da gripe ainda não é claro. A vacinação continua sendo uma ferramenta crucial na mitigação do impacto dessa epidemia.

Compartilhe esta notícia