A virada do ano em São Paulo e em outras áreas do Sudeste será acompanhada de chuvas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor intenso que predominou nas últimas semanas deve persistir, com temperaturas elevadas até os primeiros dias de 2026, embora sem novos recordes. No último domingo de 2025, a região metropolitana registrou 37,2ºC, a maior temperatura já observada em dezembro na cidade.
Dados do Inmet e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) revelam que algumas localidades do Estado superaram os 42ºC, em decorrência de uma massa de ar quente. O Inmet emitiu alerta vermelho para o calor, indicando grande perigo até o final do dia de 29 de dezembro. A previsão para a terça-feira, 30, inclui novas pancadas de chuva isoladas e possíveis rajadas de vento, com temperaturas variando entre 22ºC e 29ºC.
Na véspera do Réveillon, a aproximação de uma frente fria deverá intensificar a instabilidade climática, resultando em tempo nublado e chuvas moderadas a fortes na região metropolitana. A Defesa Civil de São Paulo enfatiza a possibilidade de alagamentos e elevação de córregos e rios, alertando para os riscos que a combinação de calor intenso e chuvas pode trazer para a população nesta época festiva.

