O Banco do Japão (BoJ) declarou que a economia do Japão apresenta sinais de recuperação lenta, com previsões de que as medidas econômicas do governo poderão impulsionar essa recuperação nos próximos um a dois anos. Durante a reunião entre 18 e 19 de dezembro de 2025, o BoJ enfatizou que a percepção de inflação entre as famílias pode ser amenizada, embora a expectativa de crescimento moderado esteja atrelada a políticas comerciais internacionais.
De acordo com o BoJ, a situação econômica atual assemelha-se ao período em que políticas de estímulo foram implementadas globalmente durante a pandemia de COVID-19. Além disso, a autoridade monetária sugeriu que ajustes na política monetária são essenciais para manter a estabilidade dos preços e apoiar um crescimento econômico sustentável, com a meta de inflação estabelecida em 2%. A inflação de preços ao consumidor está aumentando lentamente, mas espera-se que essa tendência se estabilize em breve.
A proposta fiscal do governo da primeira-ministra Sanae Takaichi é considerada vital para alcançar a meta de inflação de forma estável. O BoJ ressaltou a importância de uma comunicação clara sobre as políticas fiscais e a necessidade de avaliar cuidadosamente seu impacto na economia e nos preços. O sucesso dessas iniciativas dependerá da colaboração entre o Banco do Japão e o governo, visando uma economia mais forte e estável.

