O Canadá e o Mercosul retomaram as negociações para um acordo de livre comércio, com a expectativa de finalização até 2026. As conversas foram reativadas em outubro, após uma pausa que se iniciou em 2018, e ocorrem em um cenário de crescente protecionismo nos Estados Unidos, conforme reportado pelo Financial Times.
O ministro do Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, destacou a importância da conclusão das negociações, que preveem tarifa zero para a maioria dos produtos. O Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, busca diversificar suas relações comerciais, especialmente após a taxação imposta pelos EUA a diversos setores. O volume de comércio entre Brasil e Canadá, embora significativo, ainda é pequeno se comparado ao volume com os Estados Unidos.
A ministra da Indústria do Canadá, Mélanie Joly, enfatizou a necessidade de expandir acordos comerciais para reduzir a dependência dos EUA. Apesar do progresso nas negociações, há ceticismo em relação à viabilidade do acordo, devido à sobreposição de exportações entre as partes. Observadores ressaltam a importância de um acordo que atenda às necessidades de ambos os lados rapidamente, mesmo que não seja abrangente.

