Erupção do Monte Etna provoca alerta máximo na Itália

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

No dia 28 de dezembro de 2025, o Monte Etna, localizado na ilha da Sicília, na Itália, voltou a entrar em erupção, expelindo lava e cinzas da sua cratera nordeste. Esta atividade vulcânica levou a Defesa Civil a elevar o alerta para a aviação ao nível vermelho, o mais alto de sua escala, e o alerta geral de verde para amarelo, iniciando os preparativos para uma possível emergência.

A erupção é caracterizada por explosões de material piroclástico e um fluxo de lava que se estende por cerca de 1,8 quilômetros. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV) informou que a atividade foi intensificada em diferentes craters, com explosões visíveis e colunas de fumaça se elevando a dezenas de metros. A última erupção significativa na cratera nordeste ocorreu há quase 28 anos, e a atual atividade ocorreu em uma área que estava relativamente calma.

As autoridades locais destacam a importância de mitigar os riscos, especialmente para os excursionistas que ainda escalam o vulcão. Apesar da intensidade da erupção, até o momento, não houve impacto nas operações do Aeroporto de Catania-Fontanarossa. A situação permanece em monitoramento constante, dado que o Etna é conhecido por suas frequentes erupções e pela atração que exerce sobre turistas e cientistas.

Compartilhe esta notícia