Provão Paulista assegura 46 mil vagas em universidades públicas em 2025

Laura Ferreira
Tempo: 1 min.

O Provão Paulista, programa do Governo de São Paulo, garantiu 46 mil vagas diretas em universidades públicas em 2025, consolidando-se como uma importante porta de entrada para o ensino superior. Desde sua criação, o programa já recebeu investimentos de R$ 11,7 milhões em bolsas permanência para estudantes aprovados nas principais instituições, incluindo a USP, Unesp e Unicamp.

O sistema de avaliação é aplicado durante os três anos do Ensino Médio, permitindo que estudantes da rede pública acumulem notas que definem suas classificações para ingresso no ensino superior. A iniciativa tem sido elogiada por transformar o sonho de muitos alunos, como o jovem David Samuel Obiekwe, em realidade, ao possibilitar seu ingresso no curso de medicina na USP, uma conquista antes considerada inalcançável.

Para 2026, o Provão Paulista prevê a oferta de 15.717 novas vagas, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior em São Paulo. Com um histórico de investimentos em educação e infraestrutura, o governo paulista continua a buscar soluções para fomentar o desenvolvimento social e econômico do estado, apresentando um compromisso com a formação de novos profissionais qualificados.

Compartilhe esta notícia