Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indica que 69% dos brasileiros estão otimistas em relação a 2026, acreditando que sua situação pessoal será melhor do que em 2025. Este resultado representa um aumento de nove pontos percentuais em relação a um levantamento anterior, evidenciando uma mudança na percepção popular. O estudo foi conduzido entre 2 e 4 de dezembro com 2.002 entrevistados em 113 municípios do Brasil.
O otimismo é particularmente notável entre as mulheres, com 74% expressando uma expectativa positiva, em comparação a 65% dos homens. Além disso, os menos escolarizados e aqueles com rendimentos mais baixos apresentam níveis elevados de esperança, sendo 74% entre os que possuem somente o Ensino Fundamental. Em contrapartida, 16% dos entrevistados acreditam que 2026 será um ano igual a 2025, enquanto 11% projetam um pior cenário.
As implicações desse levantamento são significativas, pois refletem um cenário mais otimista para a população brasileira após um período de incertezas. Com 60% dos participantes da pesquisa acreditando que a situação geral do país também melhorará, esse dado se alinha ao otimismo registrado na virada de 2022 para 2023. Assim, a pesquisa do Datafolha não apenas revela uma perspectiva individual positiva, mas também um desejo de mudança coletiva entre os brasileiros.

