Japão realizará auditoria sanitária na carne bovina brasileira em 2026

Amanda Rocha
Tempo: 1 min.

Em março de 2026, o governo do Japão realizará uma auditoria sanitária in loco para avaliar o sistema de controle da carne bovina brasileira. A confirmação foi dada ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua. Esse procedimento é um passo fundamental para a abertura do mercado japonês ao produto nacional.

A auditoria será conduzida por técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão e se concentrará na avaliação de riscos do sistema sanitário brasileiro, sem a inspeção de plantas frigoríficas específicas. Esta missão está alinhada ao protocolo sanitário que está sendo negociado entre Brasil e Japão e ocorre após o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação.

O governo brasileiro espera que a auditoria facilite a conclusão das etapas técnicas necessárias ao longo de 2026. O Japão é um mercado estratégico, especialmente para carnes que possuem maior valor agregado, e possui rigorosos padrões sanitários que precisam ser atendidos pelos exportadores brasileiros.

Compartilhe esta notícia