BNDES lança programa de R$ 10 bilhões para renovar frota de caminhões

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou, no dia 23 de dezembro de 2025, um programa que destina 10 bilhões de reais para a renovação da frota de caminhões no Brasil. A iniciativa busca facilitar a aquisição de veículos novos e seminovos, que atendam os requisitos do Proconve 7, visando a descarbonização e a modernização logística. Os caminhoneiros autônomos, cooperados e empresas de transporte rodoviário poderão acessar créditos até 25 de maio de 2026.

O financiamento, com condições definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), oferece um prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até seis meses. Cada beneficiário poderá financiar até 50 milhões de reais. A estrutura de recursos inclui 6 bilhões do Tesouro Nacional e 4 bilhões captados a mercado, resultando em taxas de juros que variam entre 13% e 14% ao ano.

A implementação desse programa é uma resposta da política pública brasileira para promover a transição para veículos menos poluentes. Além de atender a demandas ambientais, a renovação da frota pode impulsionar a eficiência do setor de transporte, promovendo inclusão produtiva e modernização logística. O sucesso da iniciativa dependerá do engajamento dos caminhoneiros e das empresas do setor, que têm até 2026 para aproveitar os créditos disponíveis.

Compartilhe esta notícia