As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 19 de janeiro e podem ser realizadas até 23 de janeiro. Este ano, o Sisu conta com 136 instituições participantes, incluindo universidades e institutos federais, que oferecem um total de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos disponíveis. A inscrição é gratuita e deve ser feita online, permitindo aos candidatos escolherem até duas opções de vagas.
Os candidatos poderão ainda se inscrever nas modalidades de reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas, desde que preencham o cadastro socioeconômico. O edital do Ministério da Educação (MEC) informa que não haverá mais de uma etapa de inscrição. A divulgação do resultado da chamada regular ocorrerá em 29 de janeiro de 2026, e as matrículas nas instituições se iniciarão no dia 2 de fevereiro de 2026.
Uma novidade para 2026 é que o Sisu passará a considerar os melhores resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção dos candidatos. Apenas aqueles que obtiverem nota superior a zero na redação poderão se inscrever. O processo de classificação incluirá a observação da proporção de estudantes de diversas condições sociais e étnicas para a oferta de vagas reservadas.

