Pesquisadoras da Uerj integram Painel da ONU sobre Mudanças Climáticas

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

Duas pesquisadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foram escolhidas para participar do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, contribuindo como autoras do 7º Ciclo de Avaliação. Elas fazem parte de um seleto grupo de 664 especialistas de 111 países, com a Uerj se destacando por ser a única instituição brasileira a contar com duas mulheres no painel, simbolizando a excelência acadêmica e a relevância da inclusão feminina em esferas de decisão sobre políticas climáticas globais.

As professoras Letícia Cotrim e Luciana Prado, ambas da Faculdade de Oceanografia da Uerj, desempenharão papéis significativos em diferentes grupos de trabalho do IPCC. Cotrim, atuando como autora-coordenadora, e Prado como autora-líder, irão abordar temas cruciais como os indicadores físicos das mudanças climáticas e suas implicações. O IPCC, referência internacional em clima, orienta decisões governamentais e acordos internacionais, e suas recomendações são fundamentais para a formulação de políticas públicas de adaptação e mitigação.

O 7º Ciclo de Avaliação do IPCC, que será concluído em 2028, já iniciou suas atividades com a primeira reunião ocorrendo em Paris. O trabalho das pesquisadoras brasileiras é um marco não apenas para a Uerj, mas também para o Brasil, que, como signatário da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, pode indicar cientistas para o painel. O próximo encontro dos autores está programado para abril de 2026 em Santiago, no Chile, onde novas diretrizes e descobertas poderão ser discutidas.

Compartilhe esta notícia