Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada em 25 de dezembro de 2025, revela que 46% da população brasileira se identifica com a direita política, sendo 35% à direita e 11% à centro-direita. Em contraste, 22% se posicionam à esquerda, com 7% se identificando como centro-esquerda. O levantamento foi feito com 2.002 entrevistados em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro, e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
Além de mapear a orientação política dos brasileiros, a pesquisa também mostra uma leve vantagem numérica dos simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT), com 40%, em comparação aos 36% que se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa inclui a classificação dos entrevistados em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa os bolsonaristas e 5, os petistas. Com a proximidade das eleições presidenciais de 2026, Lula busca a reeleição, enquanto Bolsonaro, impedido de concorrer, pode apoiar a candidatura de seu filho.
A pesquisa também revela que a predominância da direita se estende a diferentes faixas etárias e grupos religiosos. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 42% se identificam à direita, enquanto 36% dos católicos e 42% dos evangélicos também se posicionam nesse espectro. O cenário político se agrava, visto que as tensões entre os grupos devem intensificar-se à medida que a corrida eleitoral se aproxima, especialmente com a expectativa de novos candidatos emergindo da centro-direita.

