EUA aguardam reforços para apreender petroleiro da Venezuela

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos está à espera de reforços para tentar apreender o petroleiro Bella 1, que se recusa a ser abordado desde domingo (21). A operação ocorre em meio a um aumento da pressão de Washington sobre o governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, com um bloqueio recentemente imposto a embarcações sancionadas.

A abordagem do Bella 1 é complexa, pois apenas duas equipes de especialistas estão capacitadas para realizar essa tarefa, que pode incluir técnicas como rapel a partir de helicópteros. Este cenário evidencia a limitação de recursos da Guarda Costeira, que, ao contrário da Marinha, pode executar ações de aplicação da lei em águas internacionais. O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um bloqueio abrangente de embarcações envolvidas em atividades ilegais relacionadas ao petróleo da Venezuela.

Se a Guarda Costeira não conseguir abordar o Bella 1, a administração dos EUA poderá reconsiderar sua estratégia de aplicação das sanções. A Casa Branca afirmou que continua a busca ativa pela embarcação da frota clandestina sancionada. O desfecho desse episódio pode influenciar as relações entre os EUA e a Venezuela, intensificando a tensão na região.

Compartilhe esta notícia