O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, criticou os Estados Unidos por sua recente decisão de impor tarifas sobre semicondutores, que começam com alíquota de 0% e devem ser elevadas em junho de 2027. Durante uma coletiva de imprensa, ele afirmou que essa imposição é uma ‘supressão injusta das indústrias chinesas’ e que o país se opõe firmemente a tais medidas.
Lin Jian destacou que as tarifas adicionais dos EUA podem desestabilizar as cadeias de suprimentos globais e prejudicar o desenvolvimento da indústria de semicondutores em várias nações. Ele também ressaltou que essas ações não afetam apenas a China, mas também têm repercussões negativas para os próprios Estados Unidos e seus parceiros comerciais.
Por fim, o governo chinês pediu aos EUA que reconsiderem sua decisão, guiados por um consenso prévio alcançado entre os líderes das duas nações. Além disso, Lin advertiu que, caso os EUA continuem com suas ações unilaterais, a China tomará medidas correspondentes para proteger seus direitos e interesses legítimos.

