A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 23, que em janeiro de 2026 a bandeira tarifária será verde, o que significa que os consumidores não enfrentarão cobranças adicionais em suas contas de energia. Este é um marco importante, já que o último registro deste patamar ocorreu em abril do mesmo ano.
De acordo com a Aneel, embora o Brasil esteja passando por um período chuvoso com volumes de precipitação abaixo da média histórica, houve uma melhora nas condições gerais em novembro e dezembro, com chuvas que mantiveram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Essa situação permitiu reduzir a demanda por usinas termelétricas, que normalmente têm custos mais altos.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, visa sinalizar transparentemente as condições de geração de energia elétrica. Desde sua implementação, ele tem gerado uma economia significativa, evitando juros que totalizam aproximadamente R$ 12,9 bilhões. A expectativa é que a continuidade desse cenário favorável beneficie ainda mais os consumidores nos próximos meses.

