Nesta terça-feira (23), a Aena, concessionária do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, anunciou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) deu um parecer favorável para a retomada de voos internacionais. A proposta inclui operações regulares voltadas para rotas de curta e média distância na América do Sul, e integra um projeto maior de ampliação do aeroporto, que envolve investimentos de R$ 2,5 bilhões.
A Aena destacou que a manifestação da SAC reconhece a conformidade da proposta com as diretrizes da Política Nacional de Aviação Civil e do Plano Aeroviário Nacional. Apesar do parecer favorável, a autorização final para a operação de voos internacionais dependerá da obtenção de aprovações de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Anvisa, além da análise da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O diretor-executivo do aeroporto, Kleber Meira, enfatizou que a criação de um aeroporto internacional em uma localização central pode impulsionar a conectividade e o desenvolvimento econômico da região. As operações internacionais estão previstas para começar em 2028, concomitantemente com a entrega do novo terminal, que promete oferecer um ambiente moderno e eficiente para os passageiros.

