Brasil amplia prazo para vacinação contra HPV até 2026 para jovens

Camila Pires
Tempo: 2 min.

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos até o primeiro semestre de 2026. Essa decisão visa aumentar a cobertura vacinal e garantir que adolescentes que não se vacinaram na faixa etária recomendada possam receber o imunizante gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. A medida é uma resposta à queda na adesão às vacinas nos últimos anos e busca reforçar a proteção dessa faixa etária em todo o Brasil.

Além de permitir a vacinação para aqueles que não receberam o imunizante entre 9 e 14 anos, a prorrogação do prazo pretende atingir cerca de 7 milhões de jovens que estão sem a vacina. Até agora, foram aplicadas mais de 200 mil doses, com uma divisão considerável entre meninas e meninos. A ampliação do acesso à vacina ocorre não apenas nas Unidades Básicas de Saúde, mas também em campanhas em escolas e outros espaços públicos.

O impacto dessa iniciativa pode ser significativo, uma vez que a vacinação contra o HPV não apenas protege os indivíduos, mas também reduz a transmissão do vírus e, consequentemente, a incidência de cânceres relacionados ao HPV. A estratégia do Ministério da Saúde se alinha com a necessidade de melhorar a saúde pública e assegurar que todos os jovens tenham acesso à imunização necessária para sua proteção a longo prazo.

Compartilhe esta notícia