Congonhas recebe autorização para voos internacionais a partir de 2028

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) concedeu autorização para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, retomar voos internacionais, um pedido da operadora Aena. A proposta visa a criação de rotas de curta e média distâncias na América do Sul, com o início das operações previsto para 2028, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Aviação Civil.

O processo de internacionalização ainda precisa passar pela avaliação de órgãos como a Polícia Federal e a Receita Federal, além de depender do interesse das companhias aéreas. A modernização do aeroporto inclui um novo terminal com 105 mil metros quadrados e melhorias na infraestrutura, com um investimento total de R$ 5,7 bilhões, sendo R$ 2 bilhões destinados a Congonhas.

Caso todas as etapas sejam cumpridas com sucesso, a expectativa é que os voos internacionais regulares comecem em julho de 2028, seguindo a ampliação do terminal e a entrega de um novo terminal no Aeroporto de Guarulhos. A volta desses voos marca um importante passo para o aeroporto, que não opera voos internacionais desde os anos 1980.

Compartilhe esta notícia