Investimento em seguro rural cresce 57% em São Paulo e beneficia agricultores

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo investiu R$ 290 milhões no Seguro Rural, estabelecendo o maior aporte do país em proteção agrícola. Esse aumento de 56,8% em comparação aos três anos anteriores assegura que mais de R$ 18 bilhões em culturas estejam protegidos, abrangendo mais de 2 milhões de hectares de lavouras no estado.

O programa, que já contratou mais de 53 mil apólices, subsidia até 30% do valor do prêmio do seguro, tornando-o mais acessível a cerca de 40 mil produtores. Com a capacidade de resposta rápida a perdas devido a eventos climáticos, o seguro se tornou uma ferramenta essencial para a resiliência dos agricultores, como exemplificado pelos depoimentos de produtores que dependem dessa proteção para manter suas atividades.

A iniciativa é uma resposta às mudanças climáticas que impactam cada vez mais o agronegócio, conforme destaca o secretário executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. Ao garantir a proteção financeira dos produtores, o governo não apenas promove a segurança alimentar, mas também sustenta a permanência das famílias no campo em tempos de adversidade.

Compartilhe esta notícia