Indonésia conclui detalhes de acordo tarifário com Estados Unidos

Camila Pires
Tempo: 2 min.

Na última segunda-feira, 22 de dezembro, a Indonésia anunciou a conclusão dos detalhes de um acordo tarifário recíproco com os Estados Unidos. O ministro da Economia, Airlangga Hartarto, expressou expectativas de que o acordo seja assinado no próximo mês, após conversações que se intensificaram desde a redução de tarifas por Washington em julho, que foram diminuídas de 32% para 19%. Essa iniciativa é uma tentativa de fortalecer os laços comerciais entre as duas nações.

O ministro Hartarto afirmou que todas as questões relevantes foram acordadas, incluindo aspectos principais e técnicos do Acordo sobre Tarifas Recíprocas (ART). Um dos focos das negociações foi garantir um equilíbrio no acesso ao mercado, com os EUA concedendo isenções a produtos indonésios importantes, como óleo de palma, café e chá. Além disso, os Estados Unidos demonstraram interesse em acessar minerais críticos da Indonésia, o que pode alterar a dinâmica comercial entre os dois países.

A expectativa é que os presidentes da Indonésia e dos EUA assinem o acordo até fevereiro, após a resolução de algumas questões legais nas próximas conversas. Dados recentes indicam que o déficit comercial dos Estados Unidos com a Indonésia aumentou para 17,9 bilhões de dólares em 2024, o que ressalta a importância desse acordo para ambos os lados e suas economias, refletindo um esforço contínuo para estreitar laços comerciais estratégicos.

Compartilhe esta notícia