Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 249 novos servidores, sendo 192 para a Polícia Federal (PF) e 57 para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As portarias nº 11.342 e nº 11.343 foram publicadas no Diário Oficial da União, com a expectativa de que esses novos profissionais contribuam para o fortalecimento das atividades das respectivas instituições.
As nomeações na PF incluem 92 vagas para cargos de nível superior, como administrador, assistente social e psicólogo, entre outros. A expectativa é que a entrada desses servidores melhore a gestão interna e aumente a eficiência nas ações de investigação e combate ao crime organizado. Para o MCTI, as nomeações visam reforçar as capacidades das unidades de pesquisa, como o Instituto Nacional do Semiárido e o Museu Paraense Emílio Goeldi, promovendo avanços em ciência e tecnologia.
Além disso, as nomeações estão condicionadas à disponibilidade de vagas no momento da contratação e à adequação orçamentária das despesas. Com esses novos servidores, o MGI espera ampliar a produção de conhecimento e desenvolver soluções para os desafios enfrentados nas áreas de biodiversidade e inovação, impactando positivamente a sociedade.

