O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a autorização para a nomeação de 249 servidores, sendo 192 para a Polícia Federal e 57 para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As portarias nº 11.342 e nº 11.343 foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025. Essas ações buscam reforçar o quadro de pessoal das instituições, melhorando a eficiência administrativa e técnica.
As nomeações para a Polícia Federal incluem 92 vagas para cargos de nível superior, como administradores, enfermeiros e psicólogos. O MGI enfatiza que a entrada desses novos servidores permitirá um suporte mais eficiente às atividades de investigação e combate ao crime organizado. Além disso, as nomeações no MCTI visam fortalecer unidades de pesquisa, com cargos de pesquisador e tecnologista, contribuindo para o avanço em áreas como biodiversidade e sustentabilidade.
Com essas medidas, o governo espera ampliar as capacidades institucionais e científicas, facilitando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de soluções para desafios nacionais e regionais. As nomeações, no entanto, estão condicionadas à existência de vagas e à adequação orçamentária, garantindo que os novos servidores sejam integrados de forma eficiente às estruturas já existentes.

