Uma fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) resultou na apreensão de mais de 21 toneladas de café torrado e moído considerados irregulares em Curitiba, no início deste mês. Os produtos, adquiridos por meio de uma compra pública, apresentavam embalagens de 500 gramas e foram selecionados devido a laudos que os classificaram como impróprios para consumo.
De acordo com o ministério, os exames realizados identificaram a presença de matérias estranhas e impurezas em quantidades quatro vezes superiores ao limite de 1% estabelecido pela Portaria SDA nº 570/2022, que regula a classificação do café no Brasil. Além disso, outra fiscalização na região metropolitana de Curitiba revelou fraudes semelhantes, incluindo a falta de informações essenciais na rotulagem e o uso indevido de selos de qualidade, configurando engano ao consumidor.
Em uma operação paralela em um órgão público federal, mais de 1.500 pacotes de café também foram apreendidos, com laudos confirmando irregularidades. Somente em 2025, as ações de fiscalização no Paraná resultaram na apreensão de 40 toneladas de café impróprio, o que representa cerca de 80 mil pacotes de 500 gramas, evidenciando a necessidade de vigilância contínua em compras públicas.

