Dez corpos encontrados em mata na periferia da Cidade da Guatemala

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

Nos últimos três dias, dez corpos foram descobertos em uma área de mata na periferia leste da Cidade da Guatemala, conforme relataram socorristas neste domingo (21). Os corpos estavam em um barranco de uma estrada frequentemente utilizada como lixão clandestino, onde gangues costumam descartar cadáveres. A violência no país, amplamente atribuída a grupos criminosos, é uma questão crítica que afeta a segurança da população.

As gangues Barrio 18 e Mara Salvatrucha (MS-13) têm um papel preponderante na criminalidade guatemalteca, sendo rotuladas como ‘terroristas’ tanto por autoridades locais quanto pelos Estados Unidos. Durante as buscas, os socorristas encontraram os corpos cobertos com lençóis e sacos plásticos, o que indica a brutalidade das ações criminosas. A descoberta de corpos em locais como este levanta preocupações sobre a impunidade e a escalada da violência no país.

As autoridades de segurança ainda não se manifestaram sobre as recentes descobertas, mas a situação é alarmante, especialmente considerando que a Guatemala encerrou 2024 com uma taxa de homicídios de 16,1 por 100 mil habitantes. Esse número é mais que o dobro da média global, revelando um cenário preocupante para a segurança pública. A continuidade desse tipo de violência e o envolvimento de gangues no narcotráfico colocam em xeque a estabilidade social e a segurança na região.

Compartilhe esta notícia