O verão do Hemisfério Sul começa neste domingo (21) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média na maior parte das regiões Norte e Sul do Brasil, além de áreas pontuais no Nordeste e Centro-Oeste. Os estados do Norte, com exceção do sudeste do Pará e Tocantins, devem experimentar precipitações e temperaturas elevadas, podendo registrar valores até 0,5°C acima da média histórica. Já na Região Sul, as previsões são de chuvas acima da média em todos os estados, principalmente nas mesorregiões do Rio Grande do Sul.
No Nordeste, a situação é diferente, com a maioria dos estados, como Bahia e Alagoas, enfrentando déficit hídrico, com chuvas previstas até 100 mm abaixo da média. No Centro-Oeste, apenas o oeste do Mato Grosso deve registrar chuvas acima da média, enquanto Goiás deve ter volumes inferiores. O Sudeste também deve apresentar chuvas abaixo da média, com Minas Gerais sendo a mais afetada, enquanto as temperaturas devem se manter acima da média em até 1°C.
Com a estação prevalecendo até 20 de março de 2026, as previsões indicam um verão marcado por variações climáticas rápidas, incluindo chuvas intensas e eventos como granizo e descargas elétricas. O Inmet alerta que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical será determinante para as chuvas nas regiões Sudeste e Norte, respectivamente. As regiões Norte e Centro-Oeste deverão observar os maiores volumes de precipitação, essenciais para a manutenção dos biomas Amazônia e Pantanal durante o período.

