Petrobras e Bahiagás selam acordo para reativar Fafen-BA em 2026

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

A Petrobras anunciou a formalização de um contrato com a Bahiagás para movimentar 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia, destinado à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), situada em Camaçari. A expectativa é que as operações sejam retomadas em janeiro de 2026, após um investimento de R$38 milhões na unitária de fertilizantes, crucial para a produção de amônia e ureia.

O diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, destacou que a reativação da Fafen-BA não apenas amplia o portfólio da estatal, mas também oferece uma alternativa econômica para o gás natural produzido no Brasil. A unidade deverá atender cerca de 20% da demanda nacional por fertilizantes nitrogenados, abrangendo ainda as operações em Sergipe e Paraná.

Com o comissionamento da planta em andamento, a Petrobras busca se posicionar como uma parceira estratégica para o agronegócio brasileiro. A movimentação dos produtos será facilitada pelos Terminais Marítimos de Amônia e Ureia localizados no Porto de Aratu, em Candeias, aumentando a eficiência na distribuição dos fertilizantes no país.

Compartilhe esta notícia