AGU move novas ações contra fraudes no INSS envolvendo associações

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou dois novos lotes de ações judiciais contra associações acusadas de fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As ações incluem o bloqueio de bens de sindicatos e outras entidades, visando assegurar o ressarcimento de prejuízos financeiros à União.

O terceiro lote de ações, proposto no início do mês, já resultou em oito medidas cautelares. Com a intenção de proteger os direitos de aposentados e pensionistas, o quarto lote se concentra na devolução de R$ 135 milhões que foram indevidamente descontados. A AGU afirma que estas ações visam combater práticas fraudulentas que prejudicam cidadãos e o sistema previdenciário.

Com essa iniciativa, a AGU conclui suas ações judiciais em 2025, tendo acionado todos os envolvidos em irregularidades. Essa abordagem reforça o compromisso do órgão em garantir a integridade dos benefícios previdenciários e proteger os interesses dos segurados, enquanto busca responsabilizar as entidades que atuaram de forma ilícita.

Compartilhe esta notícia