Lula alerta sobre catástrofe em caso de intervenção na Venezuela

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

Durante a 67ª Cúpula do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que uma intervenção armada na Venezuela poderia provocar uma catástrofe humanitária no Hemisfério Sul. O alerta foi feito em um contexto de crescente preocupação com a soberania da região, que enfrenta desafios como guerras, antidemocracia e crime organizado.

Além de abordar a situação na Venezuela, Lula propôs ao Uruguai a realização de uma reunião focada no fortalecimento do combate ao crime organizado. O presidente também solicitou ao Paraguai, representado por seu presidente, a promoção de um pacto para combater o feminicídio e a violência contra as mulheres, ressaltando a importância da proteção às crianças no ambiente digital dentro do bloco.

O discurso de Lula também incluiu uma crítica à concessionária de energia Enel São Paulo, em resposta a um apagão que afetou 2,2 milhões de endereços na região metropolitana. O presidente enfatizou que, apesar do tempo de discurso, o que não pode faltar é energia, refletindo sua preocupação com os serviços essenciais e a necessidade de abordar questões urgentes durante a cúpula.

Compartilhe esta notícia