Goiânia, a capital do estado de Goiás, consolidou sua posição entre as 15 cidades mais ricas do Brasil em 2023, com um PIB estimado em R$ 75,7 bilhões. A cidade, a segunda maior economia do Centro-Oeste, só fica atrás de Brasília nesse ranking regional, de acordo com dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho econômico de Goiânia é notável, respondendo por 22,5% da riqueza total do estado de Goiás. Com um crescimento de 14,34% entre 2022 e 2023, a cidade se destaca em um cenário nacional de crescimento moderado, funcionando como um importante eixo de serviços e atração de investimentos, além de superar cidades historicamente reconhecidas por suas indústrias.
Essa ascensão econômica de Goiânia sugere um fortalecimento das capitais regionais fora do eixo Rio-São Paulo, refletindo uma diversificação nas dinâmicas econômicas do Brasil. O IBGE não divulgou a abertura por setores econômicos nesta edição, mas a expectativa é que esses dados voltem a ser apresentados em 2027, contribuindo para uma análise mais completa do crescimento da capital goiana.

