Dez municípios concentram 24,5% do PIB brasileiro em 2023, diz IBGE

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Em 2023, dez municípios brasileiros foram responsáveis por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São Paulo liderou a lista, contribuindo com 9,7% do total, seguido por Rio de Janeiro e Brasília, que representaram 3,8% e 3,3%, respectivamente.

O relatório destacou que, apesar do crescimento econômico, a participação dos municípios não capitais no PIB nacional caiu de 72,5% em 2022 para 71,7% em 2023. Esse fenômeno se deve, em parte, à desaceleração da economia em áreas dependentes da exploração de petróleo. Enquanto isso, o setor de serviços impulsionou o aumento da participação das capitais, com São Paulo e Brasília apresentando os maiores ganhos na contribuição ao PIB.

Ao considerar os 25 municípios mais ricos do Brasil, a soma do PIB alcançou 34,2% do total nacional. Essa concentração econômica revela um padrão crescente de desigualdade entre os municípios, com os 100 mais ricos respondendo por 52,9% do PIB em 2023. A análise do IBGE indica uma tendência de centralização econômica que pode impactar políticas públicas futuras e o desenvolvimento regional.

Compartilhe esta notícia