Em 2023, dez municípios do Brasil foram responsáveis por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São Paulo se destacou como o maior contribuinte, com 9,7% do total, seguido por Rio de Janeiro e Brasília, que também apresentaram participações significativas.
O relatório do IBGE revelou que, enquanto os municípios que não são capitais perderam participação no PIB, as capitais experimentaram um crescimento. Esse fenômeno está ligado ao desempenho positivo do setor de serviços, que impulsionou a economia das principais cidades. Por exemplo, São Paulo teve um ganho de 0,4 ponto porcentual na participação do PIB em relação ao ano anterior.
As estatísticas indicam que os 25 municípios mais ricos do Brasil somaram 34,2% do PIB, enquanto os 70 mais ricos representaram 47,5%. Essa concentração de riqueza revela a necessidade de revisar políticas econômicas para promover uma distribuição mais equitativa entre os municípios, especialmente em um momento de desaceleração da desconcentração econômica no país.

