Ibovespa atinge recordes em 2025, mas eleições impõem riscos

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

O ano de 2025 se destacou como um dos melhores da história para a bolsa brasileira, com o Ibovespa atingindo 164 mil pontos, um aumento de mais de 30%. Esse crescimento foi sustentado por um influxo de 25 bilhões de reais em capital estrangeiro e a expectativa de cortes nas taxas de juros, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Apesar do otimismo, a proximidade das eleições de outubro traz incertezas que podem impactar o mercado.

Analistas indicam que a bolsa brasileira continuará atraente para investidores, especialmente nas ações de setores sensitive aos juros, como construção e varejo. Entretanto, a volatilidade deve aumentar à medida que as eleições se aproximam, com os resultados das pesquisas influenciando as cotações. Um exemplo claro disso foi a queda de 4,31% do Ibovespa em resposta ao apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro à candidatura de seu filho à presidência.

Embora os analistas mantenham um otimismo cauteloso, as projeções para 2026 sugerem que o Ibovespa pode encerrar o ano ao redor de 180 mil pontos, com os mais otimistas prevendo até 200 mil. O cenário político, combinado com cortes de juros e tensões globais, exigirá que os investidores equilibrem ambição e prudência nos próximos meses.

Compartilhe esta notícia