Durante sua participação no episódio 11 do podcast Raiz do Negócio, Marcos Rubin, fundador da Veeries, afirmou que o etanol de milho é o setor mais dinâmico do agronegócio brasileiro. Rubin destacou a crescente produção e a quantidade de projetos em andamento, que têm atraído até mesmo empresas tradicionalmente voltadas ao álcool de cana-de-açúcar.
O executivo mencionou que o aumento na produção de etanol de milho poderá provocar mudanças significativas no mercado em 2026, com uma possível pressão negativa nos preços. Ele também ressaltou que o encerramento do acordo entre a Vibra e a Copersucar reflete as transformações no setor, pois a maior distribuidora de combustíveis do Brasil busca diversificar suas fontes de etanol.
Além disso, Rubin alertou para a concorrência com o petróleo, que pode complicar ainda mais a situação do etanol em um cenário de alta oferta. Ele finalizou mencionando a importância das condições climáticas e da produção de safrinha para o futuro do agronegócio, apontando que este ano pode apresentar um panorama melhor do que o anterior.

