Lula antecipa votação de Jorge Messias ao STF para 2026

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (18) que aguarda a votação da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF) em 2026. Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Lula destacou que a sabatina prevista para dezembro foi cancelada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por não ter recebido a Mensagem Presidencial que formaliza a indicação.

Lula enfatizou que irá encaminhar toda a documentação necessária para que, após o recesso parlamentar, o nome de Messias seja analisado. O presidente também comentou sobre a recente aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que gerou uma mudança nas expectativas de indicações no STF. Em sua fala, Lula defendeu a escolha de Messias, considerando-o altamente qualificado para o cargo e um motivo de orgulho para o Brasil.

Além disso, Lula procurou esclarecer sua relação com o Congresso Nacional, elogiando a boa interlocução com a cúpula e negando qualquer crise com os presidentes da Câmara e do Senado. Ele reafirmou que a parceria com Alcolumbre tem sido fundamental para aprovar diversas pautas de seu governo. O desdobramento da votação de Messias poderá influenciar a dinâmica política e as relações entre o Executivo e o Legislativo nos próximos meses.

Compartilhe esta notícia