A Orizon Valorização de Resíduos anunciou, nesta quarta-feira, a aquisição da Vital, o que eleva sua participação no mercado de gestão de resíduos para 18%. O diretor-presidente, Milton Pilão, afirmou que a fusão trará um efeito ‘transformacional’ à empresa, permitindo uma consolidação significativa no setor e ganhos de escala.
A transação, realizada totalmente em troca de ações, está avaliada em R$ 3 bilhões e inclui a dívida da Vital. Com essa operação, a Orizon ampliará em 62% sua capacidade de gestão de resíduos, incorporando 12 novos ecoparques, que incluirão locais importantes como Belo Horizonte e São Paulo. A combinação das duas empresas resultará em um grupo com um valor de mercado de R$ 9 bilhões.
Além de aumentar sua participação de mercado, a Orizon se posiciona para explorar novas oportunidades de crescimento, especialmente na gestão integrada de resíduos. A fusão ainda precisa da aprovação do CADE e das autoridades municipais onde as empresas operam, mas já promete impulsionar a atuação da companhia em regiões estratégicas, beneficiando cerca de 40% da população do Brasil com serviços de gestão de resíduos.

