Unicef oferece mais de 1,2 milhão de oportunidades para jovens vulneráveis

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou que a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) já efetivou 1.294.165 oportunidades de formação e emprego para jovens entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade no Brasil, desde seu lançamento em 2020. O levantamento, feito nesta quarta-feira (17), também revelou que 473.501 jovens concluíram formações e 820.664 conseguiram vagas de aprendiz ou emprego formal.

A iniciativa, que atua em parceria com o poder público, empresas e sociedade civil, tem como objetivo facilitar o acesso a formação profissional e a participação cidadã. O público-alvo inclui jovens de diversos perfis, como negros, indígenas, LGBTQIAPN+, entre outros. Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef no Brasil, enfatizou a importância de desenvolver protocolos de contratação e retenção para esses jovens.

Entretanto, o Unicef ressalta que o alcance de mais de 1 milhão de oportunidades não resolve os desafios da inclusão produtiva no Brasil. Dados da PNAD Contínua Educação indicam que 8,9 milhões de jovens não estão estudando nem trabalhando. O desemprego juvenil é alarmante, sendo o dobro da média nacional, e a maior geração de jovens do país, com 48,6 milhões entre 15 e 29 anos, representa tanto um desafio quanto uma oportunidade para o futuro.

Compartilhe esta notícia