EUA impõem sanções ao cartel Santa Rosa de Lima e seu líder

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

Nesta quarta-feira (17), o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra o cartel mexicano Santa Rosa de Lima e seu líder, José Antonio Yépez Ortiz, conhecido como ‘El Marro’. O cartel, que atua no estado de Guanajuato, é alvo de acusações de contrabando de combustível e está em disputa territorial com o cartel Jalisco Nova Geração, o que contribui para a elevada violência na região.

O comunicado do Tesouro destacou que as atividades do Santa Rosa de Lima facilitam um mercado negro de energia, prejudicando empresas legítimas nos Estados Unidos e privando o governo mexicano de receitas vitais. O cartel, que surgiu em 2014, se envolveu em conflitos com outras organizações criminosas e recrutou ex-militares para fortalecer suas operações, mesmo após a prisão de seu líder em 2020.

As sanções impostas proíbem qualquer atividade econômica envolvendo o cartel e seu líder nos EUA, o que pode enfraquecer ainda mais sua estrutura financeira e operativa. A medida destaca a crescente preocupação dos Estados Unidos com o tráfico de combustível e a segurança na fronteira, além de reforçar a colaboração em ações contra o crime organizado na América Latina.

Compartilhe esta notícia