Câmara aprova reforma tributária e retira limite do IS sobre bebidas açucaradas

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

A Câmara dos Deputados finalizou em 16 de dezembro de 2025 a votação da reforma tributária, com a retirada do teto de 2% para a tributação do Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas, como refrigerantes. A proposta agora aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderá promover mudanças significativas no sistema tributário brasileiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, ressaltou que a reforma trará um sistema tributário mais simplificado e eficiente, beneficiando a produção no país. O projeto estabelece a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que começará a atuar em 2026, e prevê que dois novos impostos passem a incidir sobre o consumo a partir de 2027, com uma fase de teste no ano anterior.

As modificações também incluem a redução da tributação sobre as Sociedades Anônimas do Futebol e a isenção de alíquotas para medicamentos específicos. A reforma, ao eliminar burocracias e aumentar a eficiência fiscal, é um movimento estratégico para o desenvolvimento econômico do Brasil, com impactos amplos para a sociedade.

Compartilhe esta notícia