O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) para os participantes que enfrentaram problemas logísticos ou problemas de saúde no dia das provas regulares. As provas originais foram aplicadas em 9 e 13 de novembro, e a reaplicação foi organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A dinâmica de aplicação seguirá os mesmos horários e procedimentos das provas regulares, com portões abertos às 12h e fechamento às 13h (horário de Brasília).
No primeiro dia, os candidatos realizarão provas de linguagens, redação e ciências humanas, enquanto no segundo dia as questões envolverão ciências da natureza e matemática. Estudantes que tiveram pedidos de tempo adicional aprovados terão uma hora extra para a conclusão do exame. A reaplicação também é garantida para aqueles que enfrentaram desastres naturais, como um tornado que afetou Rio Bonito do Iguaçu (PR) em novembro, e para quem contraiu doenças infectocontagiosas listadas no edital.
O Enem, criado em 1998, é fundamental para a avaliação do desempenho escolar e serve como principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil através de programas como o Sisu e o Prouni. As notas do exame também podem ser utilizadas em instituições de ensino em Portugal, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior no exterior. A realização deste exame é crucial para garantir a equidade no acesso à educação, especialmente em um contexto de desafios logísticos e de saúde pública.

