Perdas por desastres naturais caem 33% em 2025, revela Swiss Re

Camila Pires
Tempo: 2 min.

As perdas econômicas causadas por desastres naturais em 2025 foram estimadas em 220 bilhões de dólares, uma redução de 33% em relação ao ano anterior, segundo a Swiss Re. O relatório, divulgado em 16 de dezembro, aponta que os custos para as seguradoras chegaram a 107 bilhões de dólares, refletindo uma queda de 24% em comparação a 2024.

A diminuição das perdas está relacionada a uma temporada de furacões menos severa no Atlântico Norte, onde, apesar de 13 fenômenos, nenhum atingiu o solo dos Estados Unidos. O furacão Melissa foi o que causou mais danos, com perdas seguradas estimadas em até 2,5 bilhões de dólares, afetando principalmente a Jamaica, o Haiti e Cuba. Embora tenha havido uma queda geral, as despesas com tempestades convectivas severas continuam a aumentar, alcançando 50 bilhões de dólares em 2025.

Ainda que as perdas tenham diminuído, este foi o sexto ano consecutivo em que os gastos com desastres naturais superaram a marca de 100 bilhões de dólares. A Swiss Re destacou que os Estados Unidos respondem por 83% das perdas seguradas globalmente, com um total de 89 bilhões de dólares. Esses dados ressaltam a necessidade de atenção contínua às mudanças climáticas e suas implicações econômicas.

Compartilhe esta notícia