A Ford anunciou uma reestruturação em sua divisão de veículos elétricos, prevendo um custo significativo de US$ 19,5 bilhões. O anúncio foi feito na segunda-feira, e a montadora optou por cancelar a produção de sua caminhonete elétrica da linha F-Series, redirecionando suas operações para a fabricação de veículos híbridos e a gasolina, com a expectativa de lucratividade até 2029.
Além do cancelamento da caminhonete, a Ford planeja transformar sua fábrica de baterias em Glendale, Kentucky, para produzir células de armazenamento de energia. A empresa também revisou suas previsões financeiras, prevendo um lucro de US$ 7 bilhões antes de juros e impostos para 2025, um aumento em relação às estimativas anteriores. Essas mudanças refletem uma adaptação às novas condições do mercado, especialmente após a redução da demanda por veículos elétricos.
As ações da Ford indicam uma estratégia de minimizar perdas e focar em áreas com maior potencial de retorno. Com a reestruturação, a montadora espera que a divisão Model e comece a gerar lucro, após registros de perdas significativas nos últimos anos. A mudança também destaca a crescente importância do armazenamento de energia em um cenário de demanda crescente por soluções sustentáveis e a modernização da rede elétrica.

