Bolsonaro realizará perícia médica para avaliar cirurgia em Brasília

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

O ex-presidente Jair Bolsonaro está programado para passar por uma perícia médica na próxima quarta-feira, 17, na sede do Instituto Nacional de Criminalística em Brasília. A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que determinou o envio dos últimos exames médicos realizados por Bolsonaro aos peritos da Polícia Federal. A avaliação é crucial para decidir se o ex-presidente poderá deixar a prisão para se submeter a uma cirurgia indicada por seus médicos particulares.

A perícia foi convocada após a confirmação de um diagnóstico de hérnia inguinal, obtido por meio de um exame de ultrassom realizado no último domingo, 14. Este exame foi feito com um equipamento portátil e autorizado pelo próprio ministro Moraes. A análise dos peritos incluirá todos os dados relevantes para avaliar a saúde do ex-presidente e a necessidade da cirurgia.

Bolsonaro está detido desde 22 de novembro em uma sala da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, cumprindo pena de 27 anos e três meses por sua condenação em uma ação penal relacionada a uma tentativa de golpe. O desfecho dessa perícia poderá influenciar não apenas a saúde de Bolsonaro, mas também as discussões políticas em torno de sua condenação e as possíveis implicações para sua defesa.

Compartilhe esta notícia