Na manhã desta segunda-feira, 15, mais de 29 mil clientes da Enel estão sem fornecimento de energia elétrica em São Paulo. Na capital, 18.639 residências enfrentam a interrupção, de acordo com dados da empresa. Essa situação representa 0,32% dos 5,8 milhões de imóveis na cidade, evidenciando a gravidade da situação.
A região de Cotia é a mais impactada, com 3.158 residências sem luz, enquanto a concessionária havia prometido restabelecer o serviço até o domingo. A crise se intensificou após um pico de 2,2 milhões de imóveis afetados desde quarta-feira, 10, devido a problemas climáticos. A Defesa Civil alerta para riscos de mais transtornos até a próxima terça-feira, 16.
Diante da situação crítica, a Justiça de São Paulo acolheu uma ação civil que exige o restabelecimento da energia em até 12 horas, com multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento. A resposta rápida da Justiça visa proteger os consumidores e garantir um retorno ágil do serviço essencial, refletindo a urgência da questão em meio a um possível apagão.

