Jovem de Anápolis morre em combate na Ucrânia

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

Kauan Victor da Silva, de 22 anos, morreu em combate na Ucrânia, conforme divulgado por amigos nas redes sociais no sábado, 13. O jovem, que residia em Anápolis (GO) e trabalhava como sushiman, se voluntariou para participar do conflito entre Ucrânia e Rússia. Ele chegou à Ucrânia em agosto de 2025 e se juntou a uma unidade de estrangeiros que apoia as forças ucranianas.

Segundo relatos, Kauan participou de um confronto inicial e, em uma missão posterior, tentava recuperar corpos de outros voluntários mortos quando foi atingido. A família ainda não acionou o Departamento de Assuntos Internacionais de Goiás para assistência no translado do corpo, sendo que existe um seguro previsto para esses casos. O Ministério das Relações Exteriores já havia recomendado que brasileiros evitassem viagens à Ucrânia devido aos riscos envolvidos.

A morte de Kauan levanta questões sobre a segurança de voluntários brasileiros em zonas de conflito e reforça os avisos das autoridades sobre os perigos da região. Este trágico evento também poderá impactar a percepção sobre a participação de civis em guerras estrangeiras e as responsabilidades do governo em relação a seus cidadãos. Com a escalada do conflito, a situação na Ucrânia continua a ser monitorada de perto por órgãos internacionais e diplomáticos.

Compartilhe esta notícia