Neste domingo, 14, movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais realizam um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o PL da Dosimetria, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana. O projeto visa reduzir as penas de condenados por atos antidemocráticos, incluindo a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, e segue agora para votação no Senado.
A manifestação em São Paulo é parte de uma série de atos que estão sendo organizados em outras capitais, como Rio de Janeiro. Com concentração em frente ao Masp, os protestos reúnem lideranças políticas e representantes de movimentos sociais, que expressam seu descontentamento em relação ao Congresso e ao presidente da Câmara, além de apoiar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão.
Os organizadores esperam que os protestos influenciem o debate no Senado sobre o PL da Dosimetria, que tem gerado controvérsias por suas propostas de revisão das penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal. As mudanças propostas visam beneficiar condenados em casos de crimes contra a democracia, o que levanta questões sobre a proteção das instituições democráticas no Brasil.

