Lula destaca retirada de sanções a Moraes como ‘presente’ de Trump

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na sexta-feira (12) que a retirada do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, da lista de sanções da Lei Magnitsky foi um “presente” de aniversário dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão, que ocorreu às vésperas do aniversário de Moraes, também beneficiou sua esposa, que deixou a lista de sancionados, ampliando a repercussão do gesto da Casa Branca.

Durante a cerimônia de lançamento do canal SBT News, Lula enfatizou que a medida representa um reconhecimento da injustiça de um país punir um ministro de outro, ressaltando a importância da Suprema Corte para a democracia brasileira. Ele revelou que, em conversa com Trump, afirmou que a retirada das sanções era benéfica não apenas para Moraes, mas para o Brasil como um todo, destacando a relação entre nações e a importância da soberania nacional.

Moraes também agradeceu a Lula e descreveu a decisão como uma vitória para o Judiciário brasileiro, que não cedeu a pressões externas. Além de reafirmar a soberania nacional, ele destacou que a retirada das sanções demonstra a força das instituições brasileiras. Vale ressaltar que, apesar dessa medida, as restrições de entrada nos Estados Unidos permanecem em vigor para Moraes e outros membros do STF.

Compartilhe esta notícia