Em outubro, o setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento pelo nono mês consecutivo, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume total de serviços cresceu 3,7% desde fevereiro, com um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior, refletindo uma tendência positiva e consistente no setor.
Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, destacou que essa sequência de resultados positivos é a mais longa já registrada, superando a anterior que ocorreu entre fevereiro e setembro de 2022. Em comparação com outubro de 2024, o setor avançou 2,2%, marcando a 19ª taxa positiva seguida. O índice de difusão, que mostra a porcentagem de serviços com crescimento, caiu para 50% em outubro, evidenciando uma ligeira desaceleração na expansão.
O desempenho recente do setor é significativo, com serviços de transporte operando 25,1% acima dos níveis pré-pandemia. Essa recuperação robusta sugere um fortalecimento da economia brasileira após a crise causada pela Covid-19, com alguns segmentos, como serviços de informação e comunicação, atingindo patamares recordes. A continuidade desse crescimento poderá ter implicações positivas para o mercado de trabalho e a economia em geral.

