Ibovespa B3 supera 160 mil pontos com alta no consumo e varejo

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

Nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, o Ibovespa B3, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, alcançou a marca de 160.935 pontos, apresentando uma alta de 1,09%. O crescimento é atribuído principalmente à diminuição dos juros futuros de longo prazo, que favorece setores sensíveis ao custo do crédito, como o consumo e o varejo.

O repórter Raphael Coraccini destacou que a queda das taxas de juros nos Estados Unidos tem um impacto direto no mercado brasileiro, refletindo-se nos juros locais e, consequentemente, no desempenho da Bolsa. Além disso, as ações de empresas como Assaí e Magazine Luiza têm se beneficiado desse ambiente mais favorável. Coraccini também observou a volatilidade recente do Ibovespa, que havia alcançado 164 mil pontos antes de sofrer uma queda relacionada a questões políticas.

Com o fim do ano se aproximando, o mercado aguarda para ver se o Ibovespa conseguirá se manter acima da marca de 160 mil pontos. O período de liquidez tende a diminuir devido aos feriados, o que pode influenciar as negociações nos próximos dias. Diante desse cenário, analistas permanecem cautelosos, mas otimistas quanto à recuperação do índice.

Compartilhe esta notícia