Mais de 1,3 milhão de clientes da concessionária Enel na Grande São Paulo estão sem energia elétrica desde quinta-feira, 11 de dezembro, com a situação permanecendo inalterada até as 19h. Os problemas foram causados por fortes ventos associados a um ciclone extratropical, que também afetaram a conectividade da internet e causaram o cancelamento de voos nos principais aeroportos da capital. A empresa informa que os reparos estão em andamento e espera normalizar o serviço até o próximo sábado, dia 13.
Os ventos intensos, que chegaram a atingir 140 km/h em cidades como Avaré, geraram uma série de desafios para a população, incluindo interrupções no abastecimento de água, já que a falta de eletricidade comprometeu o funcionamento de estações de bombeamento. A Enel está enviando mensagens aos clientes para manter a transparência sobre a situação, enquanto as equipes de reparo trabalham para resolver os danos de forma rápida e eficaz. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas prevê que os ventos devem perder força ao longo da noite, mas a recuperação total ainda pode levar mais tempo.
Além dos problemas de energia, a situação se agravou com o impacto nos aeroportos, que enfrentaram um alto número de cancelamentos de voos. A concessionária Sabesp informou que a falta de energia está afetando não apenas os clientes afetados diretamente, mas também áreas vizinhas que dependem dos mesmos sistemas de abastecimento. A recuperação do fornecimento de água será gradual, e a população deve se preparar para possíveis contratempos nos próximos dias.

