O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez um apelo público pela intervenção na concessionária de energia Enel após um vendaval deixar mais de 2 milhões de clientes sem fornecimento na Grande São Paulo. Tarcísio descreveu a resposta da empresa como “absolutamente insuficiente” e alertou que a recuperação total do serviço poderá levar “alguns dias”.
A insatisfação do governo estadual se intensificou devido à lentidão da Enel em restabelecer a energia. O governador destacou que a concessionária tem um desempenho inferior em comparação a outras empresas durante eventos climáticos severos. Ele sugeriu que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deveria considerar a intervenção como uma forma de forçar a empresa a investir na modernização da rede elétrica.
A Enel, por sua vez, classificou o vendaval como um evento histórico e informou que já havia restabelecido o serviço para 1,2 milhão de clientes. No entanto, a empresa reconheceu a complexidade dos danos que exigem uma “reconstrução completa da rede” em algumas áreas. A fiscalização da Aneel e da agência reguladora de São Paulo (Arsesp) está em andamento para avaliar a situação e assegurar que as providências necessárias sejam tomadas.

